ODONTOLOGIA HM | EXCELÊNCIA E PROFISSIONALISMO NA SUA SAÚDE BUCAL

Por Revista AMORA
Meu nome é Cristina Penteado Butkiewicz, sou formada há 31 anos. Iniciei a minha carreira profissional com a orientação do meu pai, Gilberto Penteado, dentista que exerceu a profissão por mais de 50 anos. Sempre atento às inovações e dotado de grande inteligência, foi um dos primeiros especialistas em ortodontia em São Paulo e no Brasil. A isso, entre outras qualidades, se deve o meu orgulho ao meu pai. Especializada em Ortodontia, com ele iniciei o meu trabalho nessa especialidade, a princípio nas cidades de Limeira e Rio Claro. Hoje, com diversos títulos de pós-graduação e atualizações em Ortodontia, Oclusão, Ortopedia Funcional, sendo três desses títulos conquistados nos Estados Unidos. Após longo período de estudos, me veio a mudança, em inúmeros conceitos da odontologia e em áreas da minha atuação.
Decidida a me especializar em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, me apaixonei por essa especialidade, pois sendo eu uma pessoa que sofria de dores crônicas, decidi saber mais sobre suas origens e, assim, poder dar mais conforto para os pacientes que me procuravam, além de dar a eles o alívio ao qual eles já não acreditavam ser possível após anos de tentativas e tratamentos sem sucesso. Isso se tornou o meu desafio.
Fixada exclusivamente em Rio Claro, cercada de uma estrutura clínica que me dá total suporte para realizar quaisquer procedimentos, a Odontologia HM, da qual sinto muito orgulho em fazer parte. Fundada e idealizada pelo Dr. Hugo de Moraes, visionário e excelente profissional, atende tanto os casos mais comuns como os de alta complexidade. Não apenas na cidade de Rio Claro, mas de pessoas de todo o território nacional. Os meus colegas, profissionais na Odontologia HM, são altamente capacitados e preparados, de forma que o trabalho em equipe proporciona um diagnóstico e um planejamento do mais alto nível. Contando com escaneamento 3D, estudo de imagens digitalizadas, entre outras tecnologias de ponta, nos permite uma previsão de risco e evolução do tratamento sem igual.

Temos todas as especialidades: Ortodontia Tradicional, Ortodontia com Invisalign (alinhador invisível), facetas, laminados, prótese, periodontia, implantes, dentística, reabilitação e odontopediatria.

Um pouco sobre a especialidade de DTM e Dor Orofacial

A odontologia contemporânea sofreu muitas mudanças em relação às técnicas passadas. Estamos na era digital, a utilização de ferramentas tecnológicas de ponta é indispensável. Estudos dinâmicos virtuais e muitas outras inovações deram origem a novas técnicas e especialidades ainda pouco conhecidas, inclusive pelos próprios profissionais da área. É o caso da especialidade denominada Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Muitos pacientes chegam ao meu consultório e dizem “Dra. Eu tenho ATM”, quando na verdade esse paciente tem sintomas indicativos de DTM, e cabe a mim avaliá-lo clinicamente para detectar sinais dessa disfunção.
ATM significa Articulação Temporomandibular; temos uma do lado direito e uma do lado esquerdo da face, próximo à região das orelhas. Quando é confirmado um quadro de disfunção, a partir de exames clínicos, e muitas vezes também com exames complementares, denominamos DTM, que tem origem muscular e/ou articular. Para cada uma delas adotamos técnicas específicas de tratamento.
Além de tratarmos pacientes com DTM, essa especialidade vai mais além quando tecemos hipóteses diagnósticas para cefaleias, migrânea, dores neuropáticas, dores faciais decorrentes de comprometimentos sistêmicos, cervicalgias, bruxismo de vigília e bruxismo do sono, dores miofaciais, mialgias, dores secundárias a outras causas e alterações do sono. Por meio dessas impressões diagnósticas iniciais, vamos para o fechamento diagnóstico e começamos o tratamento.
Alguns sinais e sintomas que talvez você precise observar para procurar um profissional especialista em DTM e Dor Orofacial: dores na região da face, cabeça, pescoço, ombros, ouvidos, dentes; se a dor piora ao mastigar; se tem ou já teve alguma limitação para abrir a boca, ou abre torto; se já travou a mandíbula fechada ou aberta; mudança na mordida nos últimos tempos ou concomitante às dores; sente estalos ou som de “areia, folha seca” na região das articulações temporomandibulares, próximo às orelhas; se se “pega” apertando os dentes, mordendo lábios, objetos, bochechas; sono ruim, fica sonolento durante atividades rotineiras, ao guiar ou no trabalho.
Enfim, o que você sente tem tratamento e a terapêutica adotada será de acordo com o diagnóstico realizado; se o diagnóstico é malfeito, as chances de não ter sucesso no tratamento são absolutas. Dentre os tratamentos adotados, citarei alguns: orientações de substituição de hábitos nocivos para a função normal com TCC (terapia cognitivo comportamental), termoterapia, ozonioterapia, laserterapia, agulhamento anestésico em pontos gatilho, dry needling (agulhamento seco de pontos gatilho), mindfullness (um tipo de meditação), meditação, fármacos, além de práticas coadjuvantes com os outros profissionais também capacitados da Odontologia HM.
Sala infantil de espera personalizada
Sala infantil de espera personalizada
Sala infantil de espera personalizada
Não devemos nos habituar a dores e desconfortos. Para uma melhor qualidade de vida, o ideal é saber a causa e tratá-la adequadamente. O mais importante é a escolha do profissional; busque sempre o profissional que já demonstrou casos de sucesso semelhantes ao seu problema específico. Fique sempre atento ao que outros pacientes relatam sobre o profissional, ou marque uma consulta e veja como será a orientação estabelecida. Acredite e tenha a qualidade de vida que você merece.
Estúdio de foto interno

Rua 7, número 957, Centro, Rio Claro

Telefone: (19) 3534.2479

Site: odontoogiaHM.com.br

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.