INTERCÂMBIO | Rafaella Paseto nos conta um pouco de suas andanças pelo conhecimento

Por Luis Bertin

Viajar e estudar ao mesmo tempo é a palavra de ordem para quem quer conhecer o mundo e incrementar o currículo. Existem várias empresas de intercâmbio e para todas as idades. Nesta edição, a médica veterinária Rafaella de Paula Paseto Fernandes conta a sua experiência na bela e exótica Galícia, localizada na Espanha.

Em 2014, tive a grande oportunidade de finalizar meus estudos do curso de doutorado a partir de um intercâmbio de 11 meses realizado em Ourense, uma província da comunidade autônoma da Galícia, localizada na Espanha.

Ourense é a terceira maior cidade da Galícia e o maior atrativo, sem dúvida, nenhuma são os mananciais de água quente. As fontes de águas termais mais conhecidas são As Burgas, que também são um dos principais monumentos centrais da cidade, que conta com piscinas ao ar livre e um lindíssimo jardim. Há muitas outras piscinas termais que valem a pena conhecer, gratuitas e privadas, como as Termas da Chavasqueira e Termas de Outariz. Para se chegar até elas pode-se utilizar o trem, disponível em vários horários do dia, cujo ponto de partida e retorno é a Plaza Mayor, a mais conhecida devido à proximidade com a Catedral de San Martiño, a principal da cidade. Além disso, esta praça é muito famosa pelas feiras e festas populares e pelos bares e restaurantes ao seu redor.

A cidade possui várias pontes, e a mais antiga é a Ponte Romana ou Ponte Velha, e a mais moderna, a Ponte do Milênio, ambas situadas sobre o Rio Miño. Da Ponte do Milênio é possível observar o skyline da cidade, que é maravilhoso. Ruas tranquilas e parques com muitas áreas verdes são marcantes nesta cidadezinha rústica. E, além disso, o rally também é um campeonato da Espanha marcado nesta província.

Quanto à comida, pinchos e tapas são muito variados e porções de tortilla, pulpo (polvo), chipirones, calamares (lula), croquetas (croquetes), chorizo e jamón curado são típicos desta região, e ficam melhores ainda se acompanhados de uma boa clara, cerveja com refrigerante de limão, ou mosto.

Além de conhecer muito bem Ourense, nos fins de semana e feriados procurei visitar outras cidades da Galícia, sempre buscando as opções mais econômicas: trem (Renfe) e blablacar. Este último é um sistema de viagens com carro partilhado, muito seguro e fácil de ser contratado on-line. Quanto à hospedagem, a melhor opção mesmo são os hostel, que se reservado com antecedência é mais econômico ainda, além da maioria dispor também de café da manhã e wi-fi.

Cada cidade tem uma beleza encantadora e muito particular: Santiago de Compostela, A Coruña, Vigo, Lugo, Allariz, Monforte de Lemos e Fisterra (fim do Caminho de Santiago) foram algumas das que conheci e que valeram muito a pena.

Além disso, também consegui conhecer outras cidades da Espanha e de outros países da Europa. Madri e Barcelona são maravilhosas e me encantaram. A dica de hostel em Madri é Room007 Chueca Hostel (Hortaleza, 74 01.Centro Madrid, 28004) e para Barcelona HelloBCN Hostel Barcelona (Lafont, 8-10 Sants-Montjuïc 08004), que foram os locais onde me hospedei e ficam bem próximos aos principais pontos turísticos dessas cidades. Para Barcelona, consegui comprar passagem aérea de ida e volta muito mais barata em comparação ao trem, porém eu tinha me programado e comprado com bastante antecedência pela empresa Ryanair, uma das companhias aéreas de baixo custo da Europa.

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.