HORA DO BANHO | CUIDADOS ESPECIAIS COM SUA PELE

Por Revista AMORA

São tantas as opções em sabonete que a gente fica sem saber qual é a mais indicada, não é mesmo? Em barra, líquido, com hidratante, pH neutro, com óleos vegetais, sem óleos vegetais… veja qual escolher de acordo com o seu tipo de pele.

PELE SECA:  O ideal é usar um sabonete que já vem com hidratante, assim como o que contém bepantenol e glicerina, e são feitos com óleos e manteigas.

PELE OLEOSA:  Use um sabonete que tire o máximo da oleosidade da pele, como os feitos com enxofre e ácido salicílico. Os produtos com extratos vegetais são indicados.

PELE MISTA:  uma pele em que a região do nariz e da testa costuma ser mais oleosa e o restante, mais seco. É uma pele que se adapta bem a qualquer tipo de sabonete.

PELE SENSÍVEL:  uma pele que costuma ficar muito vermelha e escamar, e por isso é indicado o uso de sabonete sem fragrância. O de glicerina pode ser usado desde que seja sem perfume.

PH

O pH varia em uma faixa até 14. Quanto mais próximo do 0, mais ácido. Se o valor está mais para 14, é alcalino. O pH da pele é 5,5 e se é sensível ou ressacada, o ideal é usar um sabonete com pH mais próximo da pele. Nestes casos, deve-se optar pelos produtos líquidos e cremosos. O sabão em barra, de forma geral, tem pH mais alcalino, de 8 a 9. Por isso, são bons para a higiene do corpo.

PARA OS PEQUENOS

Adultos podem usar sabonetes infantis, mas as crianças não devem usar sabões de adultos. Os pequenos devem ter seus próprios sabonetes que, normalmente, são menos agressivos e voltados para o pH da pele infantil.

ANTIBACTERIANO

Não deve ser usado rotineiramente, apenas em casos como foliculite (inflamações na pele, quando o pelo encrava), preparação para procedimentos cirúrgicos e para peles extremamente oleosas (porque ajuda a desobstruir os poros).

ÍNTIMO

Como tem um pH mais indicado para a flora genital, tende a ser um pouco menos agressivo do que os demais. No entanto, não deve ser usado apenas na parte interna da genitália, evitando-se usá-lo no corpo e rosto.

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.