HIPNOSE: DRA ALESSANDRA FALA SOBRE MITOS E VERDADES

Por Revista AMORA

A REVISTA AMORA ACOMPANHOU UMA SESSÃO DE HIPNOSE COM A DRA. ALESSANDRA E CONVERSOU MAIS SOBRE MUITAS DÚVIDAS QUE AS PESSOAS TÊM EM RELAÇÃO A ESSA TERAPIA.

A hipnose tem sido cada vez mais utilizada no Brasil para diversas finalidades. Pode ser utilizada tanto para autoconhecimento como para incremento de performances cognitivas, artísticas e desportivas. Porém, seu uso mais conhecido é no tratamento de transtornos emocionais, psicossomáticos e distúrbios da dor crônica.

Pode–se dizer que hipnose é um conjunto de técnicas fisiológicas que modificam gradualmente a atenção. E, durante esse processo, é possível tratar pessoas com quadros de depressão, traumas, fobias, ansiedade, dependência química, desequilíbrio emocional, falta de atenção, insônia entre outros. Aliada à fisioterapia, a hipnose mostra-se uma forma eficaz de tratar a dor.

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP usa hipnose no Ambulatório da Dor usa há mais de 25 anos como recurso terapêutico em seus tratamentos. Em Rio Claro a Dra. Alessandra Rigatto integra a hipnose a outras terapias integrativas dentro do processo de reabilitação.

De acordo com a Resolução COFFITO nº. 380 / 2010, que regulamenta o uso pelo Fisioterapeuta das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, esses profissionais podem utilizar a hipnose em suas funções, ou seja, a técnica é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (COFITTO).

Nos últimos 5 anos 191 trabalhos científicos foram publicados e estão disponíveis na íntegra e de forma gratuita na Base de dados Pubmed sobre o tema Hipnose e dor. Isto demonstra a importância da técnica e consolida sua seriedade com embasamento científico.

Dentre os benefícios da hipnose na fisioterapia, é possível verificar contribuições em diversas áreas, pois otimiza resultados no processo de reabilitação, aumenta a concentração ou foco do paciente que realize determinados movimentos, ajuda no controle da dor aguda ou crônica e, além disso, melhora a comunicação entre o terapeuta e o paciente, reduzindo a ansiedade e minimizando o componente emocional, favorecendo o relaxamento muscular.

O Instituto Rigatto hoje é referência no tratamento da dor no Estado de São Paulo e recebe pacientes de várias cidades em busca de resolução das dores e melhora da qualidade de vida. Segundo a Dra. Alessandra, quadros de dores crônicas como dores lombares inespecíficas e enxaquecas são hoje a maior causa de procura do tratamento com uso da Hipnose, porém ainda existe muito preconceito, medo e resistência, mesmo de profissionais por falta de conhecimento.

Alessandra Rigatto é fisioterapeuta, diretora do Instituto Rigatto e utiliza a hipnose com seus pacientes como ferramenta para auxiliar no alívio da dor. Ela também ministra o curso de Terapia Integrativa Moderna, onde treina Fisioterapeutas a integrarem a Hipnose associando conceitos de Dor pela Neurociência. Para atingir esse objetivo, não é preciso um transe profundo, o estado esperado pelo fisioterapeuta deve ser buscado desde o primeiro contato com o paciente. “A hipnose utiliza os mecanismos fisiológicos que já existem no nosso corpo para combater a dor, mas não nos damos conta deles no dia a dia. Com a hipnose, esses mecanismos são potencializados e fortalecidos”.

É muito importante que pacientes que procuram profissionais que trabalhem com a hipnose verifiquem se existe formação na área e que os terapeutas respeitem os limites de sua área de atuação. 

Ainda são poucos os fisioterapeutas que utilizam a hipnose, mas o futuro para essa prática é promissor. “Existem cursos e novas técnicas sendo apresentadas na área da fisioterapia agregando mente e corpo que utilizam os mesmos conceitos e princípios da hipnose”.

“Foi uma experiência única e incrível. Pude me conectar comigo mesmo e absorver alguns gatilhos para melhorar meu auto-conhecimento. Sensações incríveis vêm à tona de maneira tranquila e responsável.” Erika Loureiro, Revista Amora.

Endereço: Rua P5 nº530

MÍDIAS SOCIAIS

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.