ENTREVISTA | Mateus Guizzo: dos tatames para a vida

Por Deborah Peleias

Amora entrevistou o atleta, empresário e professor Mateus Guizzo Antunes. Casado, pai de um filho lindo, Julian, Mateus conta um pouco da sua trajetória na vida esportiva e compartilha um pouco das suas confidências de vida em entrevista exclusiva para a AMORA.

Comecei a praticar exercícios físicos (musculação) em 1993, sozinho, e depois, em 1994, na antiga e tradicional academia Apolo sob o comando do ícone Valdemar Bíscaro. Entusiasta convicto dessa modalidade e praticante até os dias atuais, frequentei inúmeras academias nesse período. Conheci e me envolvi com modalidades de luta em meados de 1998, quando passei a praticar o kickboxing em uma academia de kung fu de Rio Claro. Desde então, me tornei um profundo admirador dessa modalidade, que já havia tomado gosto há muito tempo quando assistia às lutas de boxe com o meu pai.

Ainda em 1998, conheci a escola de boxe em Piracicaba. Passei a fazer parte do grupo de atletas sob orientação do já falecido Sr. Júlio Pedroso. Tamanha foi a minha satisfação que me senti impelido a me dedicar a aprender o método cubano de pugilismo onde viria a me manter estudando seus métodos por aproximadamente 3 anos. Nesse mesmo ano, comecei a desenvolver em Rio Claro um pequeno trabalho com o kickboxing, me apoiando nos pilares da escola cubana que havia me norteado, sempre acompanhado de perto pelo Sr. Júlio, que me orientou em diversos aspectos do treinamento. Alguns anos mais tarde, cursei educação física para melhorar o desempenho dos alunos que mais tarde se tornariam competidores. Com a necessidade de otimizar o desempenho atlético desses meninos, me vi obrigado a dedicar grande parte do meu tempo a cursos específicos, bem como ao direcionamento da minha graduação, já que na época não dispúnhamos de treinadores especialistas nessa modalidade.

Essa experiência me proporcionou uma aproximação com outros esportes, como os levantamentos básicos e lançamento de martelo, nos quais fui atleta e entusiasta. Um pouco mais tarde, me aproximei de atletas do judô profissional e amador, me tornando preparador físico da principal equipe de Rio Claro, e também tive uma breve passagem pelo futebol sub 17, no processo de formação básica de jovens atletas. Atualmente, sou proprietário de um estúdio de treinamento, o MGA Sports, que completa no final deste ano seu décimo aniversário, oferecendo as modalidades de kickboxing/muay thai e Sanda (parte do kung fu dedicado ao combate). O estúdio conta também com orientação para atletas de diversas modalidades, como o próprio kickboxing, atendendo pessoas comuns que buscam qualidade de vida e performance estética. Curiosidades à parte, em 2021, retomaremos as nossas atividades de competição na modalidade de kickboxng/muay thai. Atualmente, atendemos mais de 60 clientes e amigos que buscam em nosso espaço qualidade de vida e excelência em performance e atendimento.

10x10: bate bola com Matheus

O que o esporte significa na sua vida?

Grande parte do que sou hoje.

O que o inspira?

Capacidade de mudança e o pôr do sol.

Quais as suas prioridades na vida?

A minha família unida e saúde para continuar a fazer o que faço.

Sabemos que as artes marciais são muito mais do que esporte, muitas vezes são uma filosofia de vida. A escolha do muay thai tem algum propósito definido?

Talvez, uma escolha baseada em minhas inseguranças, e na capacidade de superação.

Quando decidiu passar o seu conhecimento aos alunos?

Percebi que sempre esteve comigo; me sinto profundamente grato em poder compartilhar experiências.

O nível profissional é uma prioridade em seus alunos?

Em alguns deles sim.

A rotina de um atleta de alto nível requer cuidados especiais?

Decidir se tornar atleta em si é uma experiência única, a rotina acaba se tornando parte do processo, mas exige seus cuidados.

Qual legado o homem Mateus gostaria de deixar para as próximas gerações?

Acreditar que a imaginação supere o conhecimento, e que a determinação é senhora do tempo. 

Mateus por Mateus…

Ranzinza, mas de riso fácil. Resiliente e um pouco teimoso, mas com uma paixão e fé na vida inabaláveis. 

Deixe uma mensagem aos leitores da revista AMORA que se inspiram em pessoas como você.

É uma alegria enorme poder dividir com vocês um trecho da minha carreira, e um privilégio ser contada na revista AMORA. Só tenho a agradecer aos editores e direção por tamanha dedicação e qualidade. Sem contar que são uns amores de pessoas. Nota 1.000. Grande abraço.

Acompanhe Mateus nas mídias:

Instagram: @mgasportsrc

Facebook: mga sports

WhatsApp: (19) 99628-7469

Conheça o estúdio MGA Sports: Rua 13, nº 913, entre as Avenidas 3 e 5 

Você também vai gostar

1 comment

Ana cléia da silva 13 de novembro de 2020 - 18:50

Parabéns meu querido amigo Matheus, sorte na vida conhecer uma pessoa tão incrível e profissional sempre torcendo aqui por você, sdds dos tempos de facul… parabéns

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.