ENTREVISTA | Arts shapes by Luis Ulrich

Por Deborah Peleias
Por Deborah Peleias

A pandemia da Covid-19 deixou o mundo de ponta-cabeça, e a maioria de nós teve de se adaptar a essa nova realidade e muitas vezes se reinventar. Ou, então, retomar antigos talentos que foram deixados guardados ao longo da vida.

E se o objetivo no meio dessa loucura diária é fazer de um limão uma deliciosa limonada, o publicitário rio-clarense Luis Ulrich deixou voar a sua criatividade. Diretor de arte na agência Grey, de São Paulo, e vencedor de vários leões do Festival Internacional de Criatividade de Cannes (a AMORA publicou uma entrevista sobre o trabalho premiado de Luis Ulrich em 2018), ele aproveitou o isolamento social para retomar as suas charges e passou a fazer arte em skates, um sonho de moleque que agora é um negócio rentável.

Nesta entrevista, Luis fala sobre essas artes que sempre foram um vírus em sua vida, e as novidades que está planejando para os shapes.

Como pintou a ideia da arte em shapes? Os desenhos deles são sob encomenda?

Na verdade, estou realizando o meu sonho de moleque skatista que ficava desenhando caveira nos cadernos o dia todo. Hahahaha… Sempre andei de skate, desde moleque, e antigamente você tinha de comprar um shape de skate das marcas tradicionais e que geralmente vinham com os nomes dos skatistas profissionais patrocinados por elas. Era impossível ter o seu nome em um shape de skate, a não ser que virasse um profissional. No ano passado fiquei sem skate e, antes de comprar um novo, pensei em ter um shape com o meu nome, seria como se tivesse conseguido alcançar o inalcançável! Hahaha… e comecei a procurar fábricas de shapes que personalizassem a estampa. Encontrei uma fábrica bem bacana aqui em São Paulo e consegui fazer o meu shape com Luis Ulrich estampado. Quando eu postei, acabei descobrindo que o desejo de ter o próprio nome no skate não era só meu, tinha uma geração inteira que queria também. Então, comecei a pegar encomenda de shapes personalizados com desenhos exclusivos.

E as charges? Como elas nascem na sua cabeça?

Charge é quase que uma obrigação que o meu lado cartunista me cobra a fazer. Não desenho mais em jornais já faz alguns anos, mas a vontade de fazer charge ainda fala mais alto, é quase que uma responsabilidade social que carrego de me posicionar perante a política, só que de forma divertida. Bom, e vamos combinar né, esse governo que estamos passando, o que não falta é assunto diário para desenhar. Hahahah!

Como está a recepção dessas duas novas artes?

Estão sendo muito boas, ainda bem. Na verdade, a pandemia obrigou a todos a viver MUITO MAIS nas redes sociais do que antigamente, e fez com que todo mundo gerasse mais conteúdos diários para ser visto. Todos os cartunistas praticamente voltaram a desenhar e postar todo dia. As pessoas estão em casa e não sabem mais ao que assistir, então consomem de tudo, compram de tudo para passar o tempo. Parece que com tanto tempo na frente do celular o dia todo em casa, você não se contenta mais só em ver séries, novelas e jornais. Você quer assistir ao que os outros estão fazendo também. Foi por isso que resolvi até separar um Instagram para isso, é o @ulrich.arts – lá eu posto tudo o que estou produzindo agora em casa. E foi legal separar a minha vida pessoal da profissional. O meu Instagram pessoal ainda é só foto de filhos e cervejas… hahahah

As suas charges têm uma abordagem política forte. Você recebe críticas, ofensas talvez, pelas críticas ao presidente do país?

Eu nunca recebi nenhuma crítica, por incrível que pareça. Acho que as pessoas já se dividiram e quando veem que o meu perfil é contra este governo, eles nem me seguem. Mas eu também tomo cuidado para não fazer uma charge sobre fake news. Por mais absurdas as situações que já desenhei, infelizmente todas elas tinham as suas verdades por trás.

Podemos esperar novidades by Luiz Ulrich?

Eu ainda amo muito a minha profissão, que é a de publicitário. Ainda estou em agências de propaganda, mas confesso que esse negócio dos shapes me pegou de surpresa boa! Está dando certo, com o tipo de ilustração que eu adoro fazer. Então, logo em breve, eu e a minha esposa vamos abrir um site e oficializar essa marca. Ulrich. Arts Shapes personalizados, já já no ar com e-commerce para todo o Brasil, e qualquer lugar.

Confira mais trabalhos do artista no instagram:

Você também vai gostar

3 Comentário

Luis Bertin 20 de novembro de 2020 - 12:44

Ahhhhh Sr Luis Ulrich.. Nosso talento de Rio Claro para o mundo!!!!!!!!! Parabens irmão!!!

Resposta
Luis Ulrich 20 de novembro de 2020 - 13:44

Muito obrigado irmãozão Luis Bertin. Meu sonho é desenhar igual vc, rapá!!! Um dia chego lá. Bjão e sucesso sempre. Muito obrigado pelo espaço!!!

Resposta
Helen 21 de novembro de 2020 - 09:29

Adorei a entrevista! Quando paixão e talentos se juntam, o resultado só pode ser sucesso, parabéns!

Resposta

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.