BAMBINO SPHYNX | O GATO EXÓTICO DE PERNAS CURTAS QUE ENCANTA A TODOS

Por Luis Bertin

O pelado de pernas curtas ainda é raro. É uma raça nova, variante do gato canadense Sphynx. O Bambino Sphynx nasceu há poucos anos, exatamente em 2005.

É originário do cruzamento entre um gato da raça Munchkin e um Sphynx canadense. Um Bambino Sphynx consiste na presença de pernas muito curtas, ausência de pelos como o Sphynx, seu porte é de pequeno a médio, e seu peso oscila entre 2 e 4 kg (machos) e entre 2 e 3 kg (fêmeas).

Até o momento, as suas pernas curtas não parecem causar problemas na coluna vertebral, e como a raça é nova, mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar a presença ou ausência de possíveis problemas de saúde genética.

O corpo é musculoso com aparência robusta, peito largo e abdome arredondado. A cabeça é mais longa que larga, em forma de cunha, possui olhos grandes, redondos e expressivos. O seu pescoço é grosso e forte

As sobrancelhas e os bigodes são curtos ou ausentes. Tem orelhas grandes e eretas, como se estivessem em alerta, com pontas moderadamente pontudas. Já a cauda é fina, longa e flexível, com extremidade pontiaguda que pode apresentar uma mecha de pelos. A sua pelagem pode ser de várias cores como o Sphynx.

A primeira ninhada de gatinhos Bambino foi registrada em 2005, pela TICA como uma raça experimental. Bambino significa “bebê’ em italiano, como a aparência do gato de fazê-lo parecer um gatinho. O seu desenvolvimento gerou polêmica, mas apesar disso atraíram algumas pessoas por causa da sua aparência única e sua personalidade amorosa.

O Bambino Sphynx ama um colinho, e são gatos muito afetuosos. Apesar das suas pernas mais curtas, o são enérgicos e surpreendentemente ágeis, mas as suas pernas podem se cansar mais facilmente e eles não serão capazes de pular tão alto ou tão longe quanto um gato com pernas longas. Como todo gatinho pelado, o Bambino exige que o tutor o banhe regularmente, para manter a pele limpa, hidratada e macia. Além disso, requer cuidado especial a limpeza dos olhos e ouvidos. E, claro, não o expôr ao sol ou ao frio. Todos os gatos precisam ser alimentados com uma dieta de qualidade, e o Bambino não é exceção. Eles são carnívoros obrigatórios, e a alimentação precisa ser rica em proteínas, desenvolvida especificamente para gatos. Assim como os Sphynx, a pelagem com menos pelos, pode ser útil para alergias a pelos, mas não são hipoalergênicos.

QUER SABER MAIS SOBRE ESSA E OUTRAS RAÇAS?

 WhatsApp (51)98422-5959  |   ⁃ Rio grande do Sul – Canoas

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.