A ARTE DA RESTAURAÇÃO | TAPETE PERSA: RELÍQUIAS PRESERVADAS

Por Luis Bertin

Apaixonados por trabalhos manuais, Nayara Degasperi e Jonathan Paulino iniciaram o trabalho de restauração de tapetes em 2018. Como trabalhavam com a All Clean Higienizações, perceberam a necessidade de profissionais especializados nessa área, e então buscaram em outros estados o conhecimento na área.

Tapete persa é uma obra de arte. Assim como um quadro pintado por um artista renomado é valorizado com o passar dos anos, o mesmo acontece com os tapetes persas. Quanto mais história, mais valor agregado. Além disso, a durabilidade da peça denuncia a sua alta qualidade.

Na maioria das vezes são peças que acompanham gerações de uma família. Essas relíquias familiares são carregadas de grande valor sentimental. Por isso, quando a peça sofre qualquer dano não deve ser tratada de maneira leviana.  Daí a necessidade de um profissional capacitado para cuidar dessas peças tão estimadas.

As franjas e os cordões são o acabamento estrutural do tapete. Não se trata somente de visual estético. Quando as franjas e os cordões danificados não recebem a devida atenção, a trama do tapete começa a se abrir, comprometendo a sua vida útil. Por isso, quando começam a se desfazer é hora de iniciar os cuidados.

A restauração de tapete persa leva em conta as características originais do tapete, e cada restauro é único. Para as franjas, por exemplo, leva-se em conta a espessura do fio de barbante original e a sua tonalidade para que a nova franja fique em harmonia com o aspecto geral do tapete. Já os cordões de lã a ser inseridos passam por um processo de tingimento até que o tom fique exatamente igual ao do tapete original. É claro que isso depende também da opinião do cliente sobre como deseja o acabamento.

Você sabia que mesmo quando a trama do tapete é danificada há a possibilidade de restauro? Sim! Na parte com o dano toda a trama estrutural do tapete é tecida novamente dentro da trama do próprio tapete. Em seguida é inserida a lã nó por nó, seguindo o padrão original (existem vários padrões de nó).

O trabalho mais minucioso do restauro é quando o desenho é atingido. O cuidado para inserir o ponto certo no lugar certo e com a cor certa para que o desenho se forme novamente é feito com muita atenção. Nesses casos, o tingimento da lã sempre é necessário pois o tom envelhecido que normalmente pertence ao tapete precisa ser alcançado. A lã é tingida até chegar no tom mais próximo possível da original.

Um tapete pequeno de 0,50x1,0metro por exemplo demora em média 2 semanas para finalizar franjas e cordões. Quando é necessário restauro da trama e desenho, o processo pode chegar a meses de trabalho, dependendo do tamanho da área a ser restaurada.

VEJA O ANTES E DEPOIS DA RESTAURAÇÃO

Nayara – Design de interiores formada pelo Senac, turma de 2011.

Jonathan – Ajustador de peças finas

WhatasApp  (19)  99663.7002

Serviço exclusividade All Clean

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.