A ARTE COM LEGOS | Inspiração sem tamanho nas mãos do artista Juliano Martins

Por Luis Bertin

Jornalista de Rio Claro é destaque no Instagram com cenas incríveis criadas com LEGO

Fale a verdade, quem de nós nunca sonhou em ser super-herói quando criança? Ou um caubói, bombeiro, astronauta, além de personagens clássicos de filmes e séries famosas. E se ao chegarmos na vida adulta tomamos rumos totalmente diferentes, por que não reservar um momento do dia para se reencontrar com suas melhores lembranças da infância e juventude?

É exatamente isso que o jornalista de Rio Claro, Juliano Martins, faz todos os dias há aproximadamente 10 anos, quando iniciou o projeto fotográfico THEGEEKOOL, que hoje reúne milhares de fãs de todo o mundo no Instagram. “O projeto começou no de 2010, e no início não era focado somente em LEGO, mas em conteúdo geek em geral, por isso o nome THEGEEKOOL. Mas logo no primeiro ano me reencontrei com as minifiguras LEGO, que foram tão marcantes na minha infância, e a partir daí decidi que esse seria o tema da página”, explica Juliano, que produz e publica novos conteúdos diariamente.

Como jornalista e redator publicitário freelancer, a inspiração é parte fundamental do seu dia, então nada melhor que unir o útil ao agradável em cada nova criação. “As cenas e fotos que produzo funcionam como um laboratório criativo que me ajuda muito no trabalho e na vida como um todo. E o processo começa bem cedo, por volta das 5h da manhã, todos os dias da semana. Hoje não consigo me imaginar sem fazer o que faço, é parte de quem eu sou, me tornou uma pessoa melhor, um profissional melhor e tenho muito orgulho disso”.

As fotos que no início eram simples e basicamente ilustravam situações do cotidiano evoluíram com o passar dos anos, chegando a um patamar cinematográfico que chamou a atenção de fãs da cultura pop de todo o mundo, inclusive de celebridades do Brasil, como a apresentadora da CNN Mari Palma e do professor e historiador Leandro Karnal, que recentemente destacaram o trabalho de Juliano em suas redes sociais. “São centenas de interações todos os dias, que vão desde fãs e colecionadores de LEGO até apaixonados por cinema, música e séries de TV. E essa visibilidade também me trouxe outros desafios, como a língua, já que tive que aprimorar meu inglês para conseguir atender a todos da melhor maneira possível”, conta.

O sucesso também não passou despercebido pelas marcas, que viram nas cenas com minifiguras LEGO uma oportunidade de entrar em contato com o público de uma forma original e emotiva, já que toca o coração do consumidor de um jeito muito mais cativante. “Já fiz alguns trabalhos para empresas do Brasil e hoje tenho parcerias com marcas dos Estados Unidos e Inglaterra, países que abraçaram essa forma de publicidade e realmente valorizam a comunicação única que as minifiguras proporcionam. Aqui no Brasil as coisas são mais lentas, já que toda novidade leva tempo para ser assimilada por empresas mais tradicionais, acostumadas com a publicidade clássica, mas felizmente sinto que a paixão do público e o retorno dos fãs de cultura pop começam a mudar esse cenário”, finaliza o artista. Pela criatividade do artista e as infinitas possibilidades que as minifiguras proporcionam, inspiração certamente não vai faltar.

Para conhecer melhor o projeto THEGEEKOOL, acesse:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.